sexta-feira, maio 04, 2018

Bizantinices

Anda por aí uma polémica descabelada por causa do nome que querem dar a um museu para celebrar os descobrimentos portugueses: "Museu das Descobertas".
Para alguns, esse nome está errado porque portugueses não descobriram nada. A África e a Índia já eram conhecidas antes de Diogo Cão e Vasco de Gama lá chegarem.
As américas também eram habitadas e os respectivos povos não apareceram lá por geração espontânea...

Na melhor das hipóteses, dizem os contestatários do nome, o que os portugueses descobriram foi o caminho maritimo para chegar a determinados pontos do globo terrestre. 

Convenhamos que não foi pouco. Por isso, das Descobertas ou dos Descobridores, tanto faz. O importante é avançar com o museu, porque a saga dos navegadores portugueses merece ser reconhecida e recordada.
Os pruridos dos adeptos do politicamente incorreto são bizantinices de tertúlia.

2 Comentários:

Às 05/05/18, 10:51 , Blogger J. Cosme disse...

Acho que o nome correto deve ser "Museu dos Velhos do Restelo".
Tudo estava descoberto quando os nossos ancestrais embarcaram na grande aventura do século XV. Por isso, às "descobertas" ou os "descobridores" estão a mais nesta estúpida discussão.
Então, o nome que sugiro devia ser adotado e anunciado, com pompa e circunstância, com foto incluindo todos os arautos da discussão inútil

 
Às 08/05/18, 20:39 , Anonymous Anónimo disse...

Foram descobertas para a civilização europeia de então. Polémicas da treta.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial