quarta-feira, outubro 05, 2016

República, o regime do povo

De todos os regimes, a República é o que mais se adequa à democracia. 
A constituição de 1933 definia o estado português como uma "república unitária e corporativa". Porém, com o passar dos anos, o conceito de república adquiriu o significado de protesto contra a ditadura de Salazar, de tal forma que quem se arriscava   a homenageá-la no 5 de Outubro, não escapava à vigilância da PIDE.
Em Portugal, a defesa da república confunde-se com a defesa da democracia e também nisso o governo de Passos e Portas prestou um mau serviço ao país, abolindo o seu feriado comemorativo.
Em boa hora foi restaurado. 

2 Comentários:

Às 05/10/16, 17:45 , Blogger Célia disse...

Grande dia 5 de outubro de 2016!
Viva a República!
Viva Guterres!
Viva Portugal!

 
Às 05/10/16, 23:35 , Blogger Jaime Santos disse...

E também aboliu o 1 de Dezembro, que este republicano gosta igualmente de celebrar. Mas se um feriado representa o restauração do Poder a mãos portuguesas, o outro representa a sua entrega aquele que é de facto o único soberano, pelo que a abolição destes dois feriados pelo Governo anterior efetivamente revela alguma coerência na sua ação. E não estou a entregar-me a slogans pseudo-patrióticos sobre a suposta dominação por Bruxelas. A dominação é por outras mãos, as daqueles que se aproveitaram da falência do País para o começar a comprar por tuta e meia...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial