sexta-feira, julho 20, 2012

Espanha, o difícil percurso da austeridade

Se o PS está vinculado ao memorando da Troika, tal como o PSD e o CDS, o Bloco de Esquerda e o PCP+Verdes, apesar de assobiarem para o ar, não podem alijar a responsabilidade de terem precipitado queda do governo de Sócrates, abrindo caminho ao resgate que agora contestam. Esta é a razão porque, em Portugal, a austeridade tem tido o caminho tão facilitado: Todos os partidos têm o rabo preso ao memorando da Troika.

O mesmo não acontece em Espanha, onde a austeridade imposta pelo governo de Rajoy já faz sangue. Os centros de Madrid e Barcelona continuam a ser o palco principal das manifestações, mas Alicante, Bilbao, Sevilha, Valência e dezenas de outras cidades de toda a Espanha juntaram-se ao protesto. Em Madrid, houve manifestações até madrugada, com a polícia a usar balas de borracha. Balanço, 26 feridos e sete detidos.

1 Comentários:

Às 20/07/12, 11:08 , Blogger j disse...

Portugal: o fácil caminho da austeridade!
Enquanto em Espanha ainda subsiste uma leve esperança de alternativa política, aqui, infelizmente, não há qualquer força política capaz de ter a coragem necessária para anunciar caminhos diferentes para encarar o futuro.
E, contudo, eles existem: basta retirar da gaveta o socialismo há muito escondido pelo único partido que, neste momento, poderia liderar a luta para levar Portugal rumo à vitória.
Porque, na verdade, trata-se de uma luta feroz: a luta contra o regresso do mais selvagem capitalismo da história da humanidade.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial