segunda-feira, março 19, 2012

A Pouca-vergonha



Ao longo dos anos que a nossa democracia já conta, o PCP nunca perdeu de vista o inimigo principal que definiu ainda durante o PREC: O PS.
Pode ter começado por razões táticas, mas transformou-se numa estratégia.
Esta estratégia tem “obrigado” frequentemente o PCP a alinhar com a direita, ou, como gosta de dizer relativamente ao PS, a fazer o jogo da direita. Quando o PS está no governo, o PCP transfigura-se, liderando, de facto, a oposição contra os socialistas, como foi notório nos últimos governos do PS.

Porém, quando a direita governa, o PCP faz uma oposição de veludo, limitando-se a lançar algumas parangonas ("caso António Borges é "uma pouca-vergonha") para calar os militantes e aparecer nos jornais. Mas nunca esquece o PS...

Só neste contexto se compreende que a próxima “greve geral”, tenha sido convocada, menosprezando o envolvimento da central sindical não comunista, e reduzindo o seu alcance a um  ritual para consumo intrapartidário. Um descanso para governo  PSD/CDS...


Quanto às "poucas-vergonhas" de António Borges,  a que deveria preocupar, a valer,  Jerónimo de Sousa, e os "amigos" da CGTP,  é esta: 

5 Comentários:

Às 19/03/12, 22:02 , Blogger j disse...

No mínimo, é um erro de análise aquilo que acabei de ler.
No máximo, é um enorme preconceito com décadas de vida...
De todos os partidos que esta democracia pariu, não conheço um só com o "atrevimento" do pcp para lutar abertamente contra este criminoso capitalismo que há-de acabar connosco.
Apesar dos erros... Quem os não cometeu?! Há dias, ouvi um dos "fundadores" desta democracia afirmar, alto e bom som, que estaria disposto a bombardear Lisboa... Que eu saiba, ninguém se mexeu para o chamar de terrorista.
Quanto aos "sindicalistas" da direita, nada ficam a dever ao "inefável sindicalista" que julgo que é militante do ps...

 
Às 19/03/12, 23:04 , Blogger José Ferreira Marques disse...

Caro J:
Não sei se leste bem. Ninguém chamou terrorista a ninguém, nem sei quem é esse fundador da democracia que "estaria disposto a bombardear Lisboa".
Quanto ao "atrevimento do PCP para lutar abertamente contra o capitalismo", outra coisa não seria de esperar, enquanto seguir o modelo "democrático" da Coreia do Norte. Mesmo assim, tem dias.
Porém, também não é este o assunto do texto.
Trata-se apenas de analisar (o que não foi contestado) a aliança do PCP com a direita contra o PS, sob a desculpa de que o PS também é de direita, o que tu confirmas lapidarmente nesta frase: "Quanto aos "sindicalistas" da direita, nada ficam a dever ao "inefável sindicalista" que julgo que é militante do ps."

Quanto a preconceitos, estou descansado: Há sempre para a troca...

 
Às 20/03/12, 01:07 , Blogger Jun Pyh Kyll'eM Allh Ohn Sight disse...

Apenas posso dizer que de facto os Portugueses são Mansinhos. O Governo até já disse gostar das Greves Gerais por serve de válvula de escape para o descontentamento popular...

 
Às 20/03/12, 10:52 , Blogger j disse...

Quanto aos coreanos, estamos entendidos: sou tão abertamente contra quanto tu (pelo menos...). Porém, eles não são desculpa para "abrandar" o combate contra o capitalismo que (acho eu...) devia ser a primeira bandeira de qualquer socialista que se preze.
O problema é que socialistas aqui e agora, viste-os?! Eu não os vislumbro.
No que me diz respeito, sou tão adversário da direita pro-fascista quanto da direita "socialista". Estou a falar do que ambos sabemos bem!
PS.
O "fundador" do ps que quis bombardear Lisboa, foi o mesmo que "descobriu" o via marcelista para a "democracia"...
Preconceito por preconceito, prefiro prefiro manter-me à esquerda de quem entra (cito Clarice Lispector).

 
Às 20/03/12, 11:17 , Blogger José Ferreira Marques disse...

Caro J:
O que o meu texto diz, por outras palavras sobre o PCP, é isso mesmo:
Ser "tão adversário da direita pro-fascista quanto da direita "socialista"...
O que, para mim, é demagógico e confusionista.

Continuo sem saber quem foi o "fundador" que quis bombardear Lisboa. Nomes, nomes..

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial