quarta-feira, dezembro 28, 2011

Buraco Fundo

O buraco descoberto pela Troika, ocultado nas contas da Madeira, não fez cair o Governo Regional, ao contrário do que sucedeu com o Governo da República que, mesmo sem esconder qualquer buraco, não se aguentou. Aliás, já com o buraco bem à vista, a campanha do PSD Madeira nas últimas eleições foi uma provocação carnavalesca aos que exigiam transparência às contas  da região.
Nessa altura, Alberto João Jardim ainda alimentava a esperança de que fossem os continentais a pagar, pela enésima vez, os esbanjamentos que lhe garantiram os votos nos últimos trinta anos.
Conhecidas agora as medidas de austeridade que vão ser impostas aos madeirenses, as reacções não se fizeram esperar. Note-se que, apesar de serem graves, o que os madeirenses vão ter de suportar não é tão gravoso como o que foi imposto aos portugueses do continente. Por exemplo, a taxa máxima do IVA  na Madeira fica-se pelos 22 %, enquanto no continente é de 23%, aplicando-se o mesmo diferencial de 1% nas taxas intermédias. E a Madeira é das regiões mais ricas do país...
Por isso, o ruído que se está  a fazer na Madeira à volta do assunto, apelando até ao Presidente da República “para que garanta um outro plano de ajustamento financeiro à Madeira que não afecte a qualidade de vida dos madeirenses”, dificilmente vai encontrar eco no continente.
Até porque ainda está para nascer o génio que consiga fazer um "ajustamento financeiro", isto é, disponibilize um empréstimo,  cujo pagamento “não afecte a qualidade de vida” dos que têm de o pagar…

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial