quarta-feira, março 16, 2011

“Importa que os jovens deste tempo se empenhem em missões e causas essenciais ao futuro do país com a mesma coragem, o mesmo desprendimento e a...

Importa que os jovens deste tempo se empenhem em missões e causas essenciais ao futuro do país com a mesma coragem, o mesmo desprendimento e a mesma determinação com que os jovens de há 50 anos assumiram a sua participação na guerra do Ultramar”, afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva.'

Em jeito de comentário às palavras de Sua Excelência, aqui fica uma pequena ilustração do saudoso país de há 50 anos:

“Na minha aldeia, a vida e o tempo eram medievos. Ainda antes de os galos acordarem o sol, já os moleiros tocavam as bestas a caminho do Côa, que às vezes corria medonho, aos trambolhões de fraga em fraga. Guiados pelos caseiros, soavam nas calçadas os rodados dos carros de machos e os rebanhos, procissões de campainhas e chocalhos, passavam rua fora, alegrando as madrugadas.
Nas noites longas de inverno, à lareira ou à roda das braseiras, as mulheres mais velhas fiavam a lã áspera de ovelha churra, girando os fusos como peões suspensos entre os dedos mágicos. Outras faziam camisolas e meias de lã grossa, que os homens usavam com as botas cardadas de brochas, chispando nos seixos da calçada.
Em nossa casa, chorava-se pelos cantos, às escondidas. Que podia eu fazer, para além de aparentar boa disposição, não parecendo afectado pela próxima partida para a guerra. Olhando em silêncio para a fogueira que crepitava na lareira, pensava na forma de lhes minorar o sofrimento. As cavacas de pinheiro atiravam-me bocados da casca soltos pelo calor. Cismava: Como é que a gente se despede da mãe para ir para a guerra?”
(In Bichos do Mato)

3 Comentários:

Às 16/03/11, 16:39 , Blogger j disse...

Este chefe de estado não é o mesmo que teve o atrevimento de condecorar 2 pides aqui há uns anos?
Não sei, por isso, onde está o espanto!

 
Às 16/03/11, 16:40 , Anonymous fpduarte disse...

De facto, com estas pérolas presidenciais, onde há-de o país ir buscar inspiração? Eu não sei...

Sei que à estratégia de Berlim, de agora ou de há 70 anos, ou a ela se avezar, a essa não.
Por amor de Deus não...

Regalei hoje o sentir ao reler um pequeno trecho do magnífico "Bichos do Mato". Estou grato por isso ao ilustre blogger seu autor.

 
Às 16/03/11, 17:55 , Blogger lino disse...

O homem foi para a guerra com o desprendimento típico de quem estava bem integrado no regime.Aos outros só restavam as alternativas de ir ou passar a salto a fronteira para (aparentemente) não mais voltar.
Abraço

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial