sábado, março 19, 2011

Foice em Seara Alheia?

Aparentemente, a “rebelião popular líbia” degenerou numa guerra civil: Dum lado os rebeldes, do outro as forças fieis ao “status quo”, que tinha por referência o Coronel Kadafi.
Tudo corria bem nos primeiros dias, quando as televisões mostravam rebeldes e desertores do exército de Kadafi, de armas na mão, proclamando estar às portas de Tripoli. O ditador estava por horas, garantiam, antecipando a festa.
O Ocidente, acompanhado (ou pressionado?) por alguns países árabes, precipitou-se - não encontro outro termo - a tomar partido pelos rebeldes, esperando que o ditador fosse apeado.
Sabe-se hoje que a guerra evoluiu em sentido contrário: Não só Kadafi não caiu, como ameaça(va) esmagar a rebelião, o que, aparentemente, não pode acontecer: O Conselho de Segurança aprovou uma resolução que autoriza o uso da força para o travar.
A esta hora, caças franceses sobrevoam a Líbia, supostamente para proteger os civis, mas a comparação com o Iraque, onde morreram mais civis que militares, é inevitável.
Não sei se o Ocidente sabe quem são os rebeldes, o que representam e o que querem, porque tudo se encaminha para ficar com a criança nos braços… e com as culpas!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial