quinta-feira, dezembro 02, 2010

Wikigate

Apenas 14% dos americanos têm passaporte, na sua maioria por razões profissionais.
Mais de 50 % morrem sem nunca pôr um pé fora dos Estados Unidos e 15% nem sequer chegam a sair do estado em que nasceram.
O mundo é um lugar estranho…

2 Comentários:

Às 02/12/10, 18:19 , Anonymous fpduarte disse...

Corroborando e contrapondo, diria também que muitos "camones" não sabem onde fica Portugal, pela “mesma razão” que muitos de nós não sabemos onde fica o Wisconsin.
Reduzir os EUA a simples estatísticas é isso --- redutor. Estatísticas que, como tudo, podem ser melhoradas quanto ao grau de significância.

Por exemplo e sobre o número de americanos com passaporte, encontrei no site do “United States Government Accountability Office”, no pdf http://www.gao.gov/new.items/d08891.pdf , página 15, o seguinte:
”According to State data, about 28 percent of the U.S. population has a passport, with 85.5 million U.S. passports in circulation as of February 2008”;

E na página 20 o seguinte;
“State was unprepared for the record number of passport applications it received in 2007”
Acresce que um americano que viaje ao México ou ao Canadá não necessitava de passaporte. Com as crescentes exigências de segurança sobretudo para retorno aos EUA, o passaporte vai ser exigido, estando-se agora num processo de acelerar a burocracia para sua obtenção mais rápida.
-X-
Os EUA são um pais estranho, por complexo, tanto para beirões como nós como para um turco ou um hindu. Há procedências dos cinco continentes, muita gente com dupla nacionalidade e, infelizmente, poucos índios. Faz-se lá muito saber, exporta-se bastante. Houve e ainda há muitos americanos a fazer a guerra pelos outros, sempre com muita controvérsia. No Wisconsin há de facto gente que nunca de lá saiu, Há também deficits orçamentais horrorosos como já houve superavits, na altura a perder de vista (no final da presidência Clinton e que o júnior desbaratou).
Ou seja, nos EUA há de tudo!... incluindo chatos como eu…

 
Às 02/12/10, 21:09 , Blogger José Ferreira Marques disse...

Caro fpduarte:
Não haja mal-entendidos. Gosto dos USA e sempre lá fui bem tratado...
Lamentavelmente nunca fui ao Wisconsin, mas gostava de ir ao Wyoming, fazem-se lá grandes filmes (Shane, por exemplo)...

Um abraço.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial