segunda-feira, setembro 06, 2010

Salazar, Casa Pia e o Piloto Automático

Ontem na TVI, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou para quem quis ouvir, que até meados do século passado, isto é, nos tempos áureos da ditadura de Salazar, a pedofilia era tolerada e considerada normal na sociedade portuguesa. Isto é, ser pedófilo era algo normal.
Também por estes dias ouvi dizer que há referências a abusos sexuais na Casa Pia, pelo menos desde os anos sessenta do mesmo século.
Ouvi ainda na SIC, após a leitura da sentença do processo Casa Pia, os advogados Pedro Namora e Adelino Granja, afirmar que, em 1983, enquanto alunos da Casa Pia, alertaram o então Presidente da República, General Ramalho Eanes, para os abusos sexuais cometidos sobre as crianças ali internadas, quando da visita presidencial àquele colégio.
Nos anos sessenta do século passado eu tinha entre vinte e trinta anos e não me lembro que, ser pedófilo, fosse uma coisa normal. Do que me lembro desses tempos é que a certas classes protegidas pelo regime Salazarista tudo era permitido. Daí a dizer-se que a sociedade portuguesa considerava isso normal vai uma grande distância.
O que era e infelizmente continua ser normal na sociedade portuguesa é a conivência com os poderosos a quem tudo se tolera, mas isso é o preço que continuamos a pagar pela “ditadura desse provinciano mesquinho” que “conseguiu criar uma cultura política que hoje ainda pesa — e pesa muito — na democracia que temos”.

Nota: excertos retirados dum artigo de Vasco Pulido Valente sobre uma biografia de Salazar recentemente publicada

1 Comentários:

Às 09/09/10, 11:58 , Anonymous Anónimo disse...

Reclamação: Está ao abandono A Forma e o Conteúdo.Falta de tempo ou outro livro a nascer?
Abr.PMC

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial