quarta-feira, abril 21, 2010

O PEC, a Grécia e o Caminho para Belém

O que diz Cavaco Silva

“Interpelado pelos jornalistas, o Presidente da República disse esta terça-feira que a situação de bancarrota é uma possibilidade que nem nos deve passar pela cabeça, garantindo nesse sentido que a situação económica e financeira da Grécia e de Portugal é muito diferente.
Cavaco Silva quebrou o seu habitual silêncio para responder aos "ataques" que se têm sucedido contra Portugal, sublinhando que não acredita "que cheguemos a uma situação de bancarrota. Isso é qualquer coisa que não nos deve passar pela cabeça. Era preciso que acontecessem muitos erros. Não podemos comparar Portugal com a Grécia nem com a Islândia, nem tão pouco com a Irlanda. A nossa situação é muito mais favorável do que a destes países".
"Nós precisamos de afirmar claramente, e todos devemos fazê-lo, a nossa diferença em relação à Grécia", declarou Cavaco Silva, apontando o dedo à ausência de escrúpulos "dos mercados e dos especuladores" que "filam um país e atacam-no fortemente para, por essa via, conseguir lucros extraordinários
".

O que diz Durão Barroso

“O presidente da Comissão Europeia, numa entrevista à Antena 1, rejeitou comparações entre países, acabando por apontar, como Cavaco Silva, a importância que constitui para Portugal definir um rumo, e esse rumo - referiu Durão Barroso - é o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) aprovado pela sua comissão.”

O que diz a Alemanha

Wolfgang Shaeuble, responsável máximo pelas Finanças alemãs, juntou-se às vozes do seu homólogo português, Teixeira dos santos, de Cavaco Silva e de Durão Barroso para rejeitar uma comparação da Grécia seja com que país for.
Em entrevista ao Der Spiegel, e com os alertas lançados pelo antigo economista-chefe do FMI Simon Johnson em pano de fundo, o ministro alemão diz que este tipo de comparações acaba por servir os especuladores.
"Creio que esses economistas ainda não perceberam que estão a alimentar o negócio de especuladores com intenções duvidosas. A situação da Grécia não pode ser comparada de todo com nenhum outro país", lamentou Wolfgang Shaeuble
”.
(RTP)

Manuel Alegre é que não percebe que o caminho para Belém passa pelo PEC.
E o apoio do PS também...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial