sábado, abril 24, 2010

Brincar às Guerras...

Se o Governo quer guerra, é guerra que vai ter” – Mário Nogueira, Abril 2010.
Se o que esta equipa ministerial quer é guerra, é guerra que vai ter.” – Mário Nogueira, Abril 2010.
Se o Ministério da Educação quiser guerra, vai ter guerra.” – Mário Nogueira, Dezembro 2008.
"Mário Nogueira, secretário-geral da FENPROF, deve ser o único português que anuncia guerras. Aliás passa a vida a fazê-lo. Cada equipa que chega ao Ministério da Educação é visitada pelo triunfante secretário-geral da FENPROF. Após esse primeiro encontro, sindicalistas e comentadores especulam sobre se o ministério quer a paz ou vai conseguir a paz com os sindicatos. Invariavelmente esta espécie de armísticio esfuma-se ao fim dumas semanas e eis que começam os anúncios de guerra por parte de Mário Nogueira. “Se o ministério quer guerra vai ter guerra”, “se a ministra” – e cada vez mais na 5 de Outubro só existirão ministras pois os homens não estão para se sacrificar em tão funesta batalha! – “quer guerra vai ter guerra”… Enfim, qualquer companhia de comandos é um exemplo de serenidade ao pé da FENPROF, coisa que não admira porque as guerras da FENPROF são bem diversas das guerras reais.
Em primeiro lugar há que ter em conta que esta é uma guerra travada entre funcionários que não são prejudicados por esse estado de beligerância: segundo números governamentais de 2006, existiam 1830 funcionários do Estado destacados em trabalho sindical, dos quais a esmagadora maioria afecta aos sindicatos da Educação e, em segundo lugar, da Saúde. Depois, e ao contrário do que acontece com as equipas ministeriais, ser sindicalista é uma opção para largos anos, donde o à vontade dos dirigentes sindicais ser evidente perante os sempre novatos e cada vez mais combustíveis ministros.
Por fim, estas guerras travadas pelos funcionários destacados nos sindicatos com os funcionários destacados na 5 de Outubro pautam-se por ser isso mesmo: guerra entre funcionários com os danos colaterais a sobrarem sempre para os mesmos, ou seja os alunos.
Há muito que os alunos deixaram de ser o objecto e a razão de ser do Ministério da Educação. O que entretém, ocupa e absorve os funcionários da 5 de Outubro é a tentativa de gerir e controlar os funcionários-professores nos intervalos que lhes sobram dos períodos de guerra com os funcionários-sindicalistas.
Como tudo isto é muito caro, muito penoso e frequentemente palco de cenas pouco edificantes, seria um passo muito acertado que os nossos filhos fossem desmobilizados, ou seja que o Estado permitisse às famílias escolherem as escolas públicas ou privadas que quisessem, instituindo o cheque-ensino, permitindo deduções fiscais do valor das mensalidades, acabando com o critério da morada, etc… Até lá vão estar mobilizados para servirem de carne para canhão na próxima guerra entre Mário Nogueira e a 5 de Outubro." (helenafmatos - blasfémias)
Talvez a parte final deva ser mais trabalhada. Qanto ao resto, nada a acrescentar...

1 Comentários:

Às 24/04/10, 20:49 , Blogger Unknown disse...

Este Guerreiro, o senhor Mário Nogueira, merece a minha admiração.
É um democrata no seio de uma organização que luta pelo bem-estar dos professores. É um dirigente sindical temporário. Este homem não é um profissional sindical, é um professor que, de vez em quando, ocupa um cargo na organização sacrificando a sua própria vocação de ensinar. Quando se aposentar, estará no topo da brilhante carreira de professor que temos vindo a acompanhar.

Há por aí muita gente que, colando o rabo à cadeira em organizações que são exemplos de democracia, se permitiu tirar cursos superiores, não para benefício próprio, mas para melhor defender a classe – A organização sindical cometeria uma horrorosa injustiça, uma ingratidão, se não lhe concedesse um vencimento e os respectivos descontos para poder usufruir de uma reforma bem merecida.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial