sexta-feira, março 12, 2010

Não me passa pela cabeça que Sócrates não soubesse…

Enquanto o parlamento português quer saber se o Primeiro-ministro estava a par da falhada intenção da PT em comprar 30% da TVI, a Prisa - dona da TVI – acaba de ceder mais de 50% do seu próprio capital a um fundo americano.
Por outras palavras, enquanto a nossa oposição (PSD, CDS,BE,PCP) e o Presidente da República se indignam por uma empresa portuguesa querer comprar 30% da TVI, a dona da TVI vende-a a estrangeiros sem passar cavaco a ninguém.

2 Comentários:

Às 12/03/10, 14:45 , Anonymous fpduarte disse...

Estava preocupado. Lia uma coisa e o meu querido amigo JFM, baseado na leitura dos mesmos factos, leu outra.
Investiguei mais e encontrei o seguinte:
A Liberty foi fundada em 2007 com o objecto de... “to complete a business combination with one or more operating businesses … not limited to a particular industry”. A Boolmerg não lhe registou actividade, mede-lhe um valor bolsista de 1,282 milhões de USD (938 milhões de EUR), pouco mais que o valor do encaixe do IPO de 2007. Refere ainda que a prerrogativa de fazer o tal business combination caduca em Junho próximo. (business combination não é um fusão (merger). Esta não é fácil de desfazer).
Ou seja, a Liberty é apenas dinheiro posto de parte por uns investidores para investir numa empresa com problemas de liquidez e tentar sair com uma mais-valia choruda. E estão sem tempo.
É sabido que a Prisa tem problemas agudos de liquidez e que Zapatero anda arredio. Aceitou assim ser barriga de aluguer à tal especulação da Liberty, sem ceder controlo. O site da Prisa replica para consumo em Espanha o comunicado conjunto de Nova Yorque e revela que “entrarán hasta 900 millones de dólares en el Grupo...Esta operación, junto con las ventas de activos y los acuerdos con los bancos, completa su plan de reestructuración financiera. El accionista de referencia de PRISA mantiene el control y se garantiza la continuidad de la gestión. El Grupo lanzará una ampliación dineraria de capital adicional para sus accionistas minoritarios.”
Concluo que isto não tem nada que ver com a gente a que o JMF alude.

 
Às 12/03/10, 18:37 , Blogger José Ferreira Marques disse...

Caro fpduarte:
Estás muito sensível...
Um abraço e obrigado pelos comentários.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial