terça-feira, março 09, 2010

Ler os clássicos

"Os jornalistas habituaram--se a classificar os acontecimentos que apaixonam de momento as pessoas - e que servem para as grandes manchetes - mas que passam rápido, como verdadeiros faits divers, que não deixam de ser como a "espuma dos dias". Dá-se-lhes, em cada momento, uma importância que não têm, e passam depressa, atropelados por outros que se lhes seguem. Daí a importância que tem, na política e na imprensa, a distinção lúcida entre o acessório e o fundamental. O acessório esvai- -se, como a espuma dos dias. O fundamental fica, é o que conta, interessa e o que marca as pessoas, o que tem a ver com as suas vidas e o seu futuro.

Vem isto a propósito da campanha, de rara violência, que tem vindo a ser feita, sabe-se lá por quem, divulgada à saciedade pela comunicação social, contra o actual primeiro-ministro. Os pretextos sucedem-se, como as acusações, mas até agora nada se conseguiu provar, apesar de haver, eventualmente, Magistrados e agentes judiciários que as alimentam, através de fugas ilegais, mas, pelos vistos, inconsistentes, como denunciaram o desassombrado bastonário da Ordem dos Advogados ou o prof. António Barreto. O País não está convencido, como sondagens recentes demonstram. Com que objectivo se fazem, então? Na tentativa de enfraquecer ou mesmo derrubar um Governo que há tão pouco tempo foi relegitimado pelo voto popular? Mas, nessa hipótese, por quem seria substituído e com que programa alternativo? Ninguém pode responder. O que é particularmente grave num momento tão delicado de crise global como aquele que o nosso País atravessa…

São perguntas, confesso, para que não encontro respostas válidas. Que me ultrapassam e, penso, também às pessoas comuns e sensatas que as fazem. Sobretudo, não entendo os líderes dos partidos da oposição - que presumo serem pessoas inteligentes e informadas - que corroboram esses ataques, sem os poderem provar. Não compreenderão que isso os diminui, necessariamente, no "tribunal" da opinião pública, que é o que mais conta em democracia?..." (Mario Soares-DN)

2 Comentários:

Às 09/03/10, 16:50 , Anonymous fpduarte disse...

Não gosto nem de Mário Soares nem de Cavaco Silva. O entourage de sempre de ambos é gente pequena em mais que um critério. São ambos eucaliptos. Surpreende que um seja citado profusa e veneradamente neste blogue e que quanto ao outro cite um trota montes qualquer que se refere ao seu “mau hálito”.
Paciência.

 
Às 09/03/10, 22:03 , Blogger José Ferreira Marques disse...

Caro fpduarte:

O que me interessa nos políticos são as ideias, com as quais concordo ou discordo e, no que é fundamental,raramente concordo com Cavaco.
É disso que se trata, aqui não há venerandos.
A paciência é uma virtude democrática que só te fica bem.
Nota: o "mau hálito político" cura-se com democracia, não com pepsodente.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial