sexta-feira, junho 27, 2008

A ofensa e a reacção desproporcionada

Nem todos os tribunais têm as melhores instalações: O tribunal de Sintra, cujo concelho tem mais de 400.000 habitantes, funcionou até há poucos anos num prédio de habitação.
No entanto, independentemente do tamanho e dignidade das instalações em que decorrem as audiências, os juízes têm autoridade para requerer a segurança policial que julguem adequada e para mandar prender quem lhes faltar ao respeito.
Os juízes de Santa Maria da Feira merecem toda a nossa solidariedade pelas agressões sofridas e espera-se que os criminosos sejam exemplarmente castigados.
Porém, o país, que se indignou com o desrespeito das suas altas funções, vai ter dificuldade em compreender que se aproveitem deste episódio para suspender o funcionamento dos tribunais.
É que, por mais segurança que as salas de audiência venham a ter, nada impede que episódios semelhantes, ou até mais graves, possam acontecer.
A imprensa internacional relata-os com frequência.

1 Comentários:

Às 27/06/08, 18:31 , Blogger MFerrer disse...

Os Srs. Juizes, pese embora a solidariedade que merecem por terem sido gravemente ofendidos, não têm razão em se colocarem contra o Governo ou o PS.
- Primeiro, pq o tal edifíco que ameaçava ruína, tem dez anos e foi construído em terreno pouco ou nada indicado - terreno agrícola- cedido pela autarquia.
- Segundo, porque foram eles que aprovaram a inatalação do seu Tribunal nestas novas instalações provisórias.
- Terceiro pq lhes cabe a eles, e só a eles, cuidar da segurança do exercício da sua alta função. Seria impensável que uma autoridade externa fosse saber junto dos Processos quais os que mereceriam maior presença de forças da Autoridade. É a eles que cabe requisitar a força pública para prover a segurança.
Quarto - Mesmo com segurança presente nesta sala, e em salas conforme todos os padrões, quantas e quantas vezes os réus foram expulsos por desacato e por ofensas verbais aos outros intervenientes, outros réus inclusivé?
Portanto fazer greve de braços caídos nestas circunstâncias é de péssimo tom, dá ideia de que estavam à espera de um pretexto para de voltarem contra o Governo e, principalmente, para se outorgarem as férias de verão dos tais 3 meses...
Uma vergonha esta actitude!
O Presidente da República, garante do funcionamento dos Orgãos de Soberania, tem obrigação de intervir!
MFerrer

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial