terça-feira, maio 20, 2008

O Preço dos Combustíveis

Nos últimos anos, Portugal enredou-se de auto-estradas, sendo um dos países com mais quilómetros de auto-estradas por habitante.

Nos últimos anos, Portugal encheu-se de carros, sendo o terceiro país europeu com mais automóveis por habitante: 572 carros por cada 1000 habitantes. Apenas é ultrapassado pelo Luxemburgo (659) e pela Itália (581).

Nos últimos anos, os transportes públicos rodoviários e ferroviários perderam milhares de passageiros, com particular incidência nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, onde vive mais de metade da população portuguesa.

Nos últimos (2) anos, o preço do petróleo triplicou.

O mistério está no pranto das carpideiras...

5 Comentários:

Às 20/05/08, 14:26 , Anonymous Anónimo disse...

Completados que foram, com quilos de foguetório, os cerca de quatro quilómetros que compunham a “auto-estrada” Lisboa-Estádio Nacional mandados cimentar pelo incansável Duarte Pacheco no início dos anos quarenta, nas quatro décadas seguintes Portugal deve ter sido o único país da Europa a dispor de uma “rede” de auto-estradas de aproximadamente… três dezenas de quilómetros.
Com Cavaco Silva e as pazadas de dinheiro vivo abonado pela CEE para o desenvolvimento sustentado do país, havia que fazer opções. E foram sendo feitas: desmantelamento ou redução drástica dos interesses do ferro e seus caminhos (Siderurgia Nacional, Lisnave, Setenave, Sorefame e CP, nomeadamente) e apoio (sustentado) aos interesses do betão e do betume. Resultado: esquecendo(?) aqui quem muito perdeu e quem engordou até não caber nas calças com as opções que foram sendo feitas, assistiu-se, primeiro, ao novo-riquismo compreensível de quem antes tinha de emigrar para conduzir um carro seu; a seguir e anos volvidos, aos números recolhidos no “post” e ao pranto das carpideiras a que justamente se refere José Ferreira Marques.
Mas o certo é que, com tudo isto, eu e mais uns largos milhões de portugueses somos os MEXILHÕES da história. Sucede que na parte que me toca e no que tange ao petróleo e seus derivados, não estou a gostar nada de ser o mexilhão desta história, ou, para ser mais exacto, tenho o corpo moído de levar com tanta onda. Porque assim é, deixei n’ "A barbearida do senhor Luís" umas linhas que o ilustre mestre-barbeiro acolheu e teve a gentileza de “transcrever no salão” (sic), as quais terminavam com a seguinte

PROPOSTA:

Que através da blogosfera se convoque, com a antecedência e o batuque necessários, uma GREVE GERAL À COMPRA DE COMBUSTÍVEIS, COM A DURAÇÃO DE VÁRIOS DIAS, EM DATAS A APRAZAR, precedida de alguma discussão quanto ao exacto intervalo de tempo em que a mesma deva realizar-se, por forma a prejudicar o mais possível essa gentalha e o mínimo possível… os grevistas.

Aqui a deixo também, com um especial abraço ao meu amigo JFM, dono deste agradável cantinho onde por vezes me demoro sem ter regressar a casa em longas filas de trânsito que me esmaguem a carteira.

Do vosso,

JAKIM.

 
Às 20/05/08, 15:05 , Anonymous Anónimo disse...

Lá em cima, em "jakim disse...", no texto onde "in fine" se lê "A barbearida do senhor Luís" deve ler-se "A barbearia do. . .". O erro deveu-se ao facto deste ignorante ter pretendido criar no dito texto um "link" directo para aquele "site" e não lhe ter ocorrido melhor meio do que fazer “copy” e “paste” no verdadeiro “link” que para aquela “barbearia” já se encontrava aqui, em A FORMA E O CONTEÚDO. Sucede que o tal ignorante (também) copiou o lapso de escrita que aqui se cometeu, pelo que se apela à boa vontade e ao talento informático de JFM para a competente correcção.

JAKIM.

 
Às 20/05/08, 15:30 , Blogger MFerrer disse...

Muito bem. Se querem petrólea mais barato, façam o favor fr gaster menos, andar de transportes público e de bicicleta.
Já alvitrei isto e levei uns gritos e alguns desaforos!
Bararia aí uns 8 dias de abstinência total e logo se veriam resultados nos preços!
Por mim podem começar dia 1 de Junho!
MFerrer

 
Às 20/05/08, 19:08 , Anonymous Anónimo disse...

Já agora também tomo a liberdade de sugerir que se ande a pé, exercício de confirmadas virtudes face a uma data de maleitas muito em voga. Isto da gasolina, no que toca ao que escrevi, não tem tanto a ver com os sucessivos aumentos de preço e com o valor descarado que atingiu mas com o descaramento ele mesmo, com o facto de pensarem que a minha carteira é a “casa da Joana”, para usar um eufemismo mais ou menos simpático.

JAKIM.

 
Às 26/05/08, 16:34 , Blogger MFerrer disse...

Volto aqui para pedir desculpa pela má dactilografia com que saiu o meu anterior comentário e para dizer que estou contra qq medida que promova o consumo de combustíveis. Já pensaram nas enormes vantagens para todos, homens, mulheres e crianças, governo e oposição, caso se conseguisse diminuir o consumo nacional em 10 ou 15% ' Seria fantástico para economia de cada um. Seria a forma mais democrática de poupar! era o dinheirinho de cada um que ficava no bolso. Não ia engordar os salários dos vários CAs de gasolineiras e ladroeiras!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial