sexta-feira, março 14, 2008

Melindres e dignidade

"Não posso acreditar mais nessa gente caída na manifestação só para impedir qualquer alteração ao seu quotidiano. Vejo-os a nunca terem participado em nenhuma manifestação, de facto. A nunca se terem preocupado com a política, com as causas sociais, com os deveres de cidadania. Indivíduos reféns da sua individualidade, projectando no espaço da escola o estéril egocentrismo, usufruindo dos pequenos poderes, do bacoco e provinciano estatuto de professor e fazendo da relação pedagógica um antro de vícios e disfunções narcísicas. Que terramoto os fez sair da toca? Este: a ameaça aos privilégios profissionais e à auto-imagem. Foi isto, apenas. Como se demonstra pelas afirmações dos próprios, reconhecendo que o sistema educativo não responde às necessidades de professores e alunos há décadas; e, no entanto, essa consciência da miséria e da desgraça não os deixou furiosos e belicistas. Irem para uma escola, todos os dias, onde não se reconheciam, que não lhes dava esperança nem sequer segurança, era, pelos vistos, algo aceite e calado. A troco de um salário remediado, de uma profissão sem exigências intelectuais, de uma carreira sem desafios, de uma vida sem realização, lá iam, barafustando consigo próprios, para mais uma insuportável aula. Aparentemente, essa realidade não os deixava indignados."

2 Comentários:

Às 19/03/08, 01:43 , Anonymous Anónimo disse...

Os meus antigos professores, que Deus já lá tem, se podessem ler este post, concerteza que se levantariam da campa!!!! Esse Gajo (ou sr. gajo) que o escreveu não teve professores que tudo davam,que muito o ajudaram a ser homem, que o puseram a ler,escrever e a fazer contas como "gente grande". Este sr. deve estar ressabiado por algo que não compreendo!!!! Gomez

 
Às 28/03/08, 11:18 , Blogger Alana Sousa disse...

"Aparentemente, essa realidade não os deixava indignados."
Muito bom este post!
É essa falta de indignação que me preocupa...
antes ficavamos apenas indignados e nada faziamos, agora que aos poucos perdem a capacidade de ficar indignados? Ficaremos inertes?

obs: um convite ao meu blog...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial