quarta-feira, julho 19, 2006

Facilitismo e ignorância

A pressão que está a ser feita por vários sectores (professores, pais e até partidos) para que sejam repetidos TODOS os exames do secundário é uma prova da ligeireza com que o ensino básico e o secundário têm sido encarados.

A esta ligeireza se deve a ignorância massificada que grassa como uma praga na sociedade portuguesa e está a transformar o país num pária da Europa.

Que se repitam os exames com erros na sua elaboração (Química e Física), mas aproveitar essa situação para exigir a repetição dos exames de outras disciplinas é uma atitude anti-pedagógica e irresponsável.

1 Comentários:

Às 19/07/06, 10:30 , Blogger j disse...

Enquanto não me for devidamente explicada (o que dificilmente acontecerá...), não posso aceitar, de modo nenhum, qualquer repetição de qualquer exame.
Das duas uma: ou houve erros crassos na elaboração das provas, e há, então, que exigir responsabilidades e aplicar castigos, ou os erros são de somenos importância e nada justifica esta atitude do ministério.
Se se verificou a primeira situação, acho que haveria outros modos de compensar os alunos, como já se fez, aliás, no passado recente.
No entanto, não me venham dizer que médias de 3 ou 4 se explicam por um ou outro erro nas provas!
Tenhamos a coragem de procurar as verdadeiras causas, nem que para isso tenhamos todos que exigir que tudo isto pare durante um ano, para repensarmos todo o sistema e exigirmos responsabilidades a todos os intervenientes.
O pedido de repetição de TODOS os exames é uma descarada demagogia...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial