quinta-feira, janeiro 26, 2006

Quem paga é o Zé

Não bastava ter de aturar os trauliteiros que reivindicam uma câmara para cada aldeia, agora temos também de pagar os prejuízos reclamados pelos municípios de que as mesmas aldeias se separam.

Foi isso que decidiu o Tribunal de Santo Tirso (donde havia de ser!) por a Trofa se ter emancipando do concelho de Santo Tirso. O juiz que assim decidiu aproveitou para criticar a Assembleia da Republica – ainda dizem que não são independentes – nomeadamente o PCP, PSD e CDS que votaram favoravelmente a criação do concelho da Trofa, por não terem acautelado “alguns aspectos financeiros e económicos decorrentes da criação do novo concelho”.

A nossa organização administrativa podia fazer sentido em meados do século XIX, mas não se adequa aos tempos actuais. Uma grande parte dos concelhos não tem dimensão populacional que os justifique, para não falar da absoluta inviabilidade financeira.
Mas a inércia tolhe a nossa partidocracia que se recusa a avançar com a reorganização territorial.
Basta ver o alarido que está a provocar o fecho das escolas que não têm dimensão pedagógica, tendo os Presidentes de Câmara como porta estandartes.

O Zé é que paga este regabofe.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial