sexta-feira, novembro 18, 2005

'Bring them home'

A história demonstra que o tempo corrói os exércitos que se aventuram fora de portas. Napoleão e Hitler sonhavam conquistar a Rússia, mas as suas divisões bem preparadas não sobreviveram aos Invernos das estepes. O mesmo sucedeu às tropas americanas cujo poderio inigualável não chegou para se impor na selva vietnamita.

Actualmente, num mundo onde a informação circula de uma ponta à outra do globo à velocidade da luz, a manutenção de uma guerra prolongada além fronteiras é ainda mais problemática. Se os soldados americanos usam blogs para comunicar com a família, as hierarquias militares dificilmente poderão impedi-los de acompanhar as movimentações da sociedade americana para os fazer regressar.

Personalidades que apoiaram a intervenção dos Estados Unidos no Iraque, como John Kerry, estão agora a rever as suas posições no sentido de acabar com aquilo que parece ser uma inútil e ininterrupta perda de vidas.
Para os mais velhos, estas manifestações são um déjà vu do que se passou com o Vietname e o fim não será muito diferente.

1 Comentários:

Às 18/11/05, 16:20 , Anonymous Anónimo disse...

Que dirão, agora, aqueles que se manifestaram contra a nomeação de Freitas do Amaral, por ele discordar da "cruzada" imbecil de George W. Bush ?

VHC

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial