terça-feira, outubro 18, 2005

Inevitável

Caça e columbofilia, são actividades muito praticadas no país. Caçadores são quase meio milhão, embora a maioria se assemelhe a excursionistas que não dispensam as patuscadas em grupo.
Os pombais (!?) dos columbófilos abundam sobretudo na periferia das cidades, em precárias condições de higiene.

Se não houver cuidado, estas actividades podem contribuir para propagar a gripe das aves que já foi detectada na Europa. A sua chegada às cidades, onde os pombos se multiplicam como pragas, parece inevitável. O cenário é tão perturbador que a União Europeia convocou uma reunião de emergência.

O contacto dos caçadores com aves migratórias infectadas é uma forte probabilidade e pode facilitar a transmissão do vírus aos humanos. Cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém, mas enquanto alguns países já proibiram a caça, por cá o responsável governamental para o sector garante que Portugal não está na rota das aves migratórias e vai alinhando em patuscadas.


Algumas notas sobre a gripe das aves:
- A doença é conhecida desde 1878, mas só em 1997 ultrapassou a fronteira de espécie, infectando 18 pessoas em Hong Kong. Foram também registados casos na Holanda, Bélgica, Chile, EUA, Canadá, Japão, Tailândia, Filipinas e Vietname.
- O vírus não sobrevive a temperaturas acima dos 60º.
- Propaga-se pelo ar, entrando no organismo humano por inalação ou através das mucosas dos olhos.
- A doença não se transmite entre humanos
- Sintomas: febre alta, dificuldade em respirar e mal-estar geral.

Ver mais
aqui

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial