segunda-feira, setembro 26, 2005

A vitória da tolerância

O desarmamento do IRA, reconhecido e acompanhado por uma comissão independente, põe fim a trinta anos de violência que causaram a desgraça de muitas famílias na Irlanda do Norte.

Para além do estandarte nacionalista, na base deste conflito sempre esteve o radicalismo de base religiosa e étnica. Sendo o Reino Unido formado por um conjunto de nações cujos níveis de vida e de educação são dos mais elevados do planeta, não deixa de ser preocupante que ali se tenha desenvolvido um conflito desta natureza.

No dealbar deste século continuamos a ter sinais contraditórios neste domínio. Se na Europa, a aposta no diálogo para resolver os conflitos passou a ser a prática – a ETA será a seguir – noutras partes do mundo, as armas continuam a ser o argumento do fundamentalismo tribal e religioso, com milhares de vítimas anuais.

A guerra dos seis dias foi à 38 anos mas os aviões israelitas ainda hoje sobrevoam Gaza, um dos territórios conquistados então. Não haverá paz, enquanto de ambos os lados a voz dos movimentos extremistas falar mais alto.

Quantas vidas terão de ser sacrificadas para se chegar à tolerância?

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial