sexta-feira, julho 15, 2005

O novo rival

Segundo o New York Times, um general chinês (“speaking in fluent English”) terá afirmado para uma delegação de correspondentes sedeados em Hong Kong, que a China usará armas nucleares contra os Estados Unidos se este país interferir com as pretensões chinesas sobre Taiwan.

O mesmo general justificou a utilização de bombas nucleares por, em seu entender, a China não conseguir ganhar uma guerra convencional contra os Estados Unidos.

Dando voz a especialistas do Pentágono, o articulista daquele jornal assegura que a China poderá emergir como “um rival estratégico” dos Estados Unidos, e adianta que as declarações deste general sugerem que pelo menos alguns elementos militares chineses tentam persuadir os americanos de que, com a China, não terão uma guerra limitada, ao contrário do que aconteceu com a União Soviética durante os anos da guerra-fria.

Enquanto não houver liberdade e democracia, as preocupações com a China não se ficam pelos têxteis...

São por isso de louvar as palavras de Durão Barroso que na sua visita à China exortou os chineses a evoluírem no sentido da liberdade e do respeito pelos direitos humanos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial