segunda-feira, março 28, 2005

Patrõezinhos

“As associações patronais querem acompanhar a acção do Governo em matéria de competitividade das empresas nacionais. (…) Para o efeito vão criar um Conselho de Avaliação da Competitividade que se destina a acompanhar e vigiar as opções tomadas pelo Executivo de José Sócrates.”

Louvável! Mas não seria má ideia acompanhar também as empresas. Talvez se esclarecesse o mistério das que apresentam prejuízos anos a fio e continuam em actividade.

Será mais um problema que só a União Europeia pode resolver?

2 Comentários:

Às 28/03/05, 18:20 , Blogger j disse...

Acho muito bem que as associações patronais se preocupem com a produtividade. Aliás, se esse não for um objectivo prioritário, as empresas não sobreviverão. O que acho, no entanto, é que elas se deviam preocupar ao contrário... Isto é, não é tão importante "fiscalizar" a acção dos governos, como tomar as medidas internas que tornem viáveis os aumentos de produtividade.
O que acontece é que os nossos "patrõezinhos" estão sempre à espera das medidas dos governos que permitam suprir as graves carências que eles próprios revelam.
Vejamos um exemplo: o código do trabalho.
É óbvio que se tornava imperioso criar uma legislação única que facilite as relações de trabalho, que clarifique todas estas matérias.
Mas, o que esperavam os "patrõzinhos"??? Que pudessem despedir à tripa forra, de preferência sem pagar qualquer indemnização; que pudessem usar e abusar de qualquer causa de somenos importância para se "libertarem" de salários mais altos, em substituição de gente nova a quem poderiam pagar substancialmente menos; que pudessem usar de um total livre arbítrio para tratar os seus empregados como gado.
E eles? E a sua ignorância? E a sua total inabilidade como gestores? Isto não teria que ser também regulado?
Feliz ou infelizmente sei do que falo. Porque são muitas as pequenas e médias empresas que conheço bem...
Por isso, repito: sejam bem-vindos, senhores patrões, à fiscalização dos governos. Mas, se não se importarem, "a bem da nação" deixem que todos nós os possamos também fiscalizar!
(jcm)

 
Às 29/03/05, 10:14 , Blogger j disse...

Talvez não, caro Patrick, talvez não... Desde que não pretendamos ser mais "liberais" que o "liberalismo"!
(jcm)

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial